quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Estação Ferroviária de Coutos



(foto antiga da estação)


Uso atual: Estação de trens metropolitanos com trilhos

Data de construção do prédio atual: 1942


HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano em 1903, repassada a outros concessionários até que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935, a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses, já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980, e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

A ESTAÇÃO: A estação de Coutos foi inaugurada em 1942. O prédio atual parece ainda ser o original. Coutos é hoje uma estação de trens suburbanos tocados pela CBTU. A linha de subúrbios entre as estações de Lobato e do Paripe corre sempre junto ao mar e é um trajeto muito bonito. (Fontes: Alexandre Santurian; Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886; Guias Levi - edições de 1932 a 1984; Relatório da SR-7, 1984; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960).



USF Alto de Coutos 2 realiza capacitação de enfermeiros





A Unidade Saúde da Família Alto de Coutos 2 realizou nesta quarta-feira (07) um treinamento para os enfermeiros do posto, direcionado para o Dia Cor de Rosa-Luta contra o Câncer. A ação tem como objetivo capacitar a última turma do Subúrbio Ferroviário para mobilização que vai acontecer no próximo dia 29 de outubro, em comemoração ao Mês de Combate ao Câncer.



Temas como o Exame Clínico e Auto-exame de mama, e a Mobilização de todos para a promoção da saúde no Subúrbio foram abordados durante as palestras realizadas durante o dia.

Segundo Julita Azevedo, autora do projeto Dia Cor de Rosa, este encontro serve de alerta para que todas as mulheres e homens aprendam a fazer o auto-exame. A ação do dia 29 de novembro irá ocorrer em todas as unidades de saúde do Subúrbio Ferroviário.


Fonte: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=826&Itemid=1

sábado, 3 de outubro de 2009

Rede de Escolas Públicas em Coutos


REDE MUNICIPAL

ESCOLA CENTRO MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL CID PASSOS
Endereço RUA DA LAGOA, 333
CEP 40760-020
Telefone(s) 36115978, 36115979
Site http://cidpassos.zip.net
E-mail esc-cidpassos@salvador.ba.gov.br

ESCOLA MUNICIPAL ALTO DE COUTOS
Endereço RUA GOLAN, 51
CEP 40750-270
Telefone(s) 32174343, 3611-5986
Site E-mail esc-altodecoutos@salvador.ba.gov.br

ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA DE SANDE
Endereço RUA MUNIZ TRAVASSO, 758
CEP 40830-000
Telefone(s) 32172870, 36115984
Site: E-mail esc-franciscasande@salvador.ba.gov.br

ESCOLA MUNICIPAL GRACILIANO RAMOS
Endereço RUA FRANCO VELASCO, 641
CEP 40730-020
Telefone(s) 36115966, 36115967
Site: E-mail esc-gracilianoramos@salvador.ba.gov.br

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ITALO GAUDENZI
Endereço RUA MORADA DA LAGOA, 84
CEP 40750090
Telefone(s) 34085435
Site E-mail esc-italogaudenzi@salvador.ba.gov.br


REDE ESTADUAL

Escola Estadual Anfrisia Santiago
Endereço: Av Afranio Peixoto
Cep: 40750 090
Tel: 33974101


Colegio Estadual Ana Crisitna Prazeres Mata Pires
Endereço: Rua Camboja
Cep: 40750 090
Tel: 3408 8476
Email: marysan.sancho@bol.com.br


Fonte: http://www.sec.ba.gov.br/escolas/CadEscolas_Estaduais_BA_2008.xls

História do Bairro

Alto de Coutos
É um bairro no Subúrbio Ferroviário, em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia. Coutos (popularmente chamado de Alto de Coutos, em função de nesta rua situar-se o final de linha de ônibus)
 
Localização
Coutos estende-se por uma pequena cadeia de morros que fica entre os bairros de Paripe e Periperi.

Histórico
Desenvolveu-se após o loteamento de uma antiga fazenda e teve seu crescimento demográfico rapidamente verificado após a fundação do CIA (Centro Industrial de Aratu, nas décadas de 60 e 70), quando várias famílias do interior migraram para a capital em busca de emprego.
A criação da Avenida Suburbana também contribuiu para o crescimento do bairro. Hoje possui uma população superior a 5.000 habitantes
Mesmo com o crescimento exagerado e não planejado, Coutos ainda é um dos bairros mais arborizados de Salvador, onde a maioria das casas possui um quintal com várias árvores, contribuindo para o ar puro e interiorano do bairro.

Características
Pode ser dividido nas seguintes áreas: Parque Setúbal,Bela-Vista, Jauá e Final de Linha (rua Alto de Coutos), sendo que o primeiro e o últimao abrigam o comércio local, composto por pequenos armazéns, padarias, bares, quitandas, locadoras de vídeo e algumas pequenas lan-houses.
Alto de Coutos possui uma população composta por pessoas vindas principalmente de pequenas cidades do interior da Bahia, remanescentes de comunidades Ciganas e uma expressiva quantidade de Cearenses e Sergipanos.
Conta com apenas um posto policial, mesmo assim não registra um índice alarmante de violência comparada a outros bairros de Salvador. Lá ainda é possível ver famílias jogando baralho em frente às suas casas, crianças brincando pelas ruas e casas com portas abertas. Não conta com nenhuma praça, clube recreativo ou quadra de esportes, o que obriga os seus jovens buscarem alternativas de lazer nos bairros vizinhos.

Ostenta uma das mais privilegiadas vistas da Baía de Todos os Santos, mas, amarga problemas sociais sérios como falta de saneamento básico, falta de opções de lazer, falta de escolas de ensino médio e transporte satisfatório. Nesse último quesito, mesmo fazendo parte do subúrbio ferroviário de Salvador e contando com uma estação de trem, esse transporte só beneficia à parte baixa do bairro (ao longo da avenida suburbana), pois a maioria da população é espalhada pelos morros que compõe o bairro, tornando o deslocamento de quase 2km até a estação de trem praticamente inviável para a grande maioria da população.

Fonte:  Wikipédia, a enciclopédia livre. (adaptado)

Olá... Sejam muito bem vindos

Quase todos os dias encontro jornais, revistas e matérias na televisão falando sobre acontecimentos no bairro de Alto de Coutos, e a maioria dessas reportagens estão sempre na página policial ou na de desastre : roubos, assaltos, desabamentos, etc.
Será que o bairro é só isso?, Na periferia só tem marginal?, Como posso reverter isso? ...

Com essas e muitas outras perguntas na minha cabeça, resolvi então criar nesse espaço democrático, que é a internet, um canal entre Alto de Coutos e o mundo, um espaço que retrate o que realmente acontece no bairro, o que precisa ser mudado ou mantido no bairro.

Ai está o "X" da questão, sou moradora a 25 anos no bairro, Coutos não é meu, não moro sozinha aqui. Preciso da ajuda de toda a comunidade, vamos criar um espaço discurssão

Opinem; Mandem sugestões; sabe a história do bairro?; tem fotos antigas do bairro? manda pra cá; vai promover um evento? manda que publico; tem um comércio? manda que publico, qual sua preocupação com relação ao bairro?...


Esse espaço é nosso!!! vamos escrever e reescrever nossa história...

email: alto-de-coutos@hotmail.com