sábado, 3 de outubro de 2009

História do Bairro

Alto de Coutos
É um bairro no Subúrbio Ferroviário, em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia. Coutos (popularmente chamado de Alto de Coutos, em função de nesta rua situar-se o final de linha de ônibus)
 
Localização
Coutos estende-se por uma pequena cadeia de morros que fica entre os bairros de Paripe e Periperi.

Histórico
Desenvolveu-se após o loteamento de uma antiga fazenda e teve seu crescimento demográfico rapidamente verificado após a fundação do CIA (Centro Industrial de Aratu, nas décadas de 60 e 70), quando várias famílias do interior migraram para a capital em busca de emprego.
A criação da Avenida Suburbana também contribuiu para o crescimento do bairro. Hoje possui uma população superior a 5.000 habitantes
Mesmo com o crescimento exagerado e não planejado, Coutos ainda é um dos bairros mais arborizados de Salvador, onde a maioria das casas possui um quintal com várias árvores, contribuindo para o ar puro e interiorano do bairro.

Características
Pode ser dividido nas seguintes áreas: Parque Setúbal,Bela-Vista, Jauá e Final de Linha (rua Alto de Coutos), sendo que o primeiro e o últimao abrigam o comércio local, composto por pequenos armazéns, padarias, bares, quitandas, locadoras de vídeo e algumas pequenas lan-houses.
Alto de Coutos possui uma população composta por pessoas vindas principalmente de pequenas cidades do interior da Bahia, remanescentes de comunidades Ciganas e uma expressiva quantidade de Cearenses e Sergipanos.
Conta com apenas um posto policial, mesmo assim não registra um índice alarmante de violência comparada a outros bairros de Salvador. Lá ainda é possível ver famílias jogando baralho em frente às suas casas, crianças brincando pelas ruas e casas com portas abertas. Não conta com nenhuma praça, clube recreativo ou quadra de esportes, o que obriga os seus jovens buscarem alternativas de lazer nos bairros vizinhos.

Ostenta uma das mais privilegiadas vistas da Baía de Todos os Santos, mas, amarga problemas sociais sérios como falta de saneamento básico, falta de opções de lazer, falta de escolas de ensino médio e transporte satisfatório. Nesse último quesito, mesmo fazendo parte do subúrbio ferroviário de Salvador e contando com uma estação de trem, esse transporte só beneficia à parte baixa do bairro (ao longo da avenida suburbana), pois a maioria da população é espalhada pelos morros que compõe o bairro, tornando o deslocamento de quase 2km até a estação de trem praticamente inviável para a grande maioria da população.

Fonte:  Wikipédia, a enciclopédia livre. (adaptado)

Um comentário:

Eliezer disse...

Olá, sou jornalista e gostaria do seu contato de e-mail e telefone para marcar uma entrevista. Aguardo retorno com brevidade.
Obrigado,
Eliezer Santos eliezersantos.trabalho@gmail.com